Mercado imobiliário
10.nov.2013
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Mercado imobiliário: Compacto bom de venda

Vendas de unidades de um dormitório na cidade de São Paulo sobem 281% desde o início do ano

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O mercado da Capital pode estar vivendo o renascimento da quitinete. Sucesso na década de 1970, esse tipo de unidade ficou relegada a um plano quase inexistente nos anos seguintes. Com a mudança de cenário e a necessidade de o mercado oferecer opções a um novo perfil de consumidor, esse tipo de imóvel voltou com força total.

Segundo o Secovi-SP, de janeiro a agosto deste ano, houve um aumento de 281% nas vendas de apartamentos de um dormitório. Chamado de apartamento compacto, esse tipo de imóvel tem, em média de 36 a 40 m2, e são destinados principalmente à locação. Ou seja, são adquiridos notadamente por investidores, que os destinam à renda, que pode chegar a R$ 3 mil por mês.

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Mas o perfil do imóvel também mudou. Se antes, no passado, eram unidades mais baratas, hoje, mesmo com o preço em queda, um apartamento de 36 metros quadrados, por exemplo, com cozinha, área de serviço, varanda, sala de estar, jantar, banheiro e quarto, pode custar R$ 400 mil, ou R$ 11 mil o metro quadrado.

Como são erguidos em áreas centrais, têm um custo maior e o tamanho é definido exatamente para aproveitar o máximo o potencial construtivo de um terreno. Público existe e o sucesso de vendas é imediato. Em uma cidade que está a espera de mudanças em seu Plano Diretor, essa é uma opção viável e inteligente.



Resumo do texto:

O mercado imobiliário em São Paulo está presenciando um novo boom de vendas de quitinetes, agora chamadas de apartamentos compactos. Com um aumento de 281% nas vendas de apartamentos de um dormitório no início deste ano, esses imóveis de 36 a 40 m2 são adquiridos principalmente por investidores para locação, gerando uma renda mensal de até R$ 3 mil. Apesar de serem unidades menores, o preço por metro quadrado ainda pode ser alto, em torno de R$ 11 mil, devido à localização central e ao aproveitamento máximo do potencial construtivo. Essa tendência reflete a necessidade do mercado em oferecer opções para um novo perfil de consumidor e mostra-se como uma alternativa viável e lucrativa.

Fonte:
ABC Imóvel
O Portal de Imóvel do Grande ABC de São Paulo
www.abcimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel