O "fenômeno" apartamento é relativamente novo, com mais presença a partir das décadas de 1970 e 1980, notadamente com empreendedores locais ou das cidades vizinhas. Mas de uns tempos para cá, grandes construtoras e incorporadoras da Capital - e com presença nacional - começaram a se interessar pela cidade.
Importante ver, quando se olha para o nicho de apartamentos em Mauá, como esse tipo de imóvel ganhou importância nos últimos anos, mesmo que tenham sido dois anos sem lançamentos. É claro que esse fator teve reflexos no total de ofertas de apartamento novos na cidade, mas não fez com que o mercado parasse. Mauá tem bom estoque, mas um período sem novas oportunidades fez com que os preços subissem o que provocou certa debandada de interessados no produto.
Mesmo assim, comparando com suas vizinhas, os preços são bem interessantes. As unidades de dois dormitórios e uma vaga de garagem são, ainda, o principal produto ofertado no nicho. Já os apartamento de três quartos começam a aparecer como um tipo importante, de interesse. São poucas unidades de quatro dormitórios, o que não caracteriza um produto importante, além de ser destinado às classes mais altas.
Texto elaborado por Marco Barone em setembro de 2016