Mercado imobiliário
03.fev.2013
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Mercado imobiliário: Crescem queixas sobre defeitos em imóveis novos

São muitas as reclamações, de atraso na entrega a defeitos de construção. Empreendedores têm responsabilidades durante a construção, lançamento, entrega e pós-entrega

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A pessoa compra um imóvel novo e recebe o produto com atraso. Pior, muitas vezes falta segurança, vagas de garagem são menores do que o prometido e, geralmente, as unidades apresentem defeitos antes mesmo de o morador entrar no apartamento. Cada vez mais, o cidadão que compra um imóvel vê esse pesadelo tornar-se real. Em alguns casos, há empresas que não dão a assistência técnica prevista em contrato.

Mas é sempre bom lembrar o que dizem advogados e especialistas em construção civil, é obrigação de a construtora fazer reparos, desde que respeitados os prazos de garantia. Mais, caso os contratos não sejam cumpridos, o comprador tem direito, sim, a devolução do dinheiro pago, além de indenização pelos danos causados na Justiça.

Mesmo com todos os instrumentos de garantia e segurança que o mercado possui, segundo a Associação Nacional dos Mutuários (ANM), de novembro de 2011 a novembro de 2012, as queixas sobre defeitos nos imóveis após as entregas nas chaves ou falta de acesso ao empreendimento representaram 10% das quase 600 feitas à entidade. Desse montante, 58% foram sobre atraso na obra; 19%, irregularidades em documentos para financiamento; e 13%, de cobranças indevidas.

A ANM alerta que é de responsabilidade do construtor consertar defeitos, desde que respeitados os prazos de garantia para cada tipo de falha, tais como problemas hidráulico, elétrico, de elevador, que normalmente só são constatados quando se começa a morar na unidade. A empresa precisa ser notificada sobre o problema e a construtora tem obrigação no conserto.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o aumento de reclamações sobre problemas em prédios reflete o aumento da quantidade de construções nos últimos anos. Informações sobre os direitos do comprador podem ser obtidas nos seguintes sites:

ANM - https://anmm.org.br/

Procon - https://www.procon.sp.gov.br/

Idec - https://www.idec.org.br/

Secovi - https://www.youblisher.com/p/491903-Cartilha-da-Compra-Consciente/

Resumo do texto:

O mercado imobiliário tem enfrentado um aumento nas queixas relacionadas a defeitos em imóveis novos, como atrasos na entrega, falta de segurança e vaga de garagem menor do que o prometido. Muitas unidades apresentam problemas antes mesmo da mudança do morador. A ANM destaca que construtoras têm a obrigação de realizar reparos dentro dos prazos de garantia, e consumidores podem recorrer à Justiça em caso de descumprimento contratual. O Sinduscon-SP atribui o aumento de reclamações ao crescimento da construção civil nos últimos anos, ressaltando a importância dos compradores conhecerem seus direitos através de instituições como ANM, Procon, Idec e Secovi.

Fonte:
ABC Imóvel
O Portal de Imóvel do Grande ABC de São Paulo
www.abcimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel