Santo André é a cidade que mais cresce no Grande ABC e, se depender da Prefeitura, esse fenômeno será ainda maior nos próximos anos. A cidade acaba de aprovar um novo Plano Diretor que estabelece normas para o crescimento ordenado da cidade. Pelo novo zoneamento, a cidade privilegiará o crescimento sustentado e a moradia para os menos favorecidos.
A Câmara aprovou a lei que institui 14 novos espaços para Zeis (Zona Especial de Interesse Social). Com isso, a população de baixa renda terá, nos próximos anos, quase 2,8 mil unidades habitacionais, que poderão ser adquiridas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Os bairros que receberão essas unidades serão Jardim Estela, Jardim Santa Cristina, Vila Curuçá, Vila Guiomar, Vila Floresta, Lutécia, Jardim Cambuí, Progresso e Parque das Nações.
O novo Plano Diretor também alterará o índice urbanístico de Santo André. Com isso, aumenta o potencial construtivo para atividades não residenciais, bem como a possibilidade de novos empreendimentos verticais (prédios) em áreas que hoje não atendem esse tipo de imóvel.
O município de Santo André aprovou um novo Plano Diretor visando o crescimento ordenado da cidade, com foco em moradia para os menos favorecidos. A nova legislação prevê a criação de 14 novos espaços para Zona Especial de Interesse Social (Zeis), proporcionando quase 2,8 mil unidades habitacionais para a população de baixa renda, com possibilidade de aquisição através do programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, a aprovação do novo zoneamento aumenta o potencial construtivo para atividades não residenciais e viabiliza a construção de novos empreendimentos verticais em áreas atualmente não destinadas a esse fim.