Depois do sucesso nas principais regiões da cidade de São Paulo, o Grande ABC ganha duas unidades das Fábricas de Cultura. Espaço que tem como objetivo fortalecer as ações com a comunidade e promover a integração social através de cursos gratuitos em diversas linguagens artísticas para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
No Grande ABC, a cidade de Diadema foi a primeira a receber uma unidade do programa. Inaugurada no final de março deste ano, o espaço possui mais de seis mil metros quadrados de área construída e possui o mesmo formato das unidades paulista.
São oferecidos cursos de diversas linguagens artísticas, com oficinas, artes, dança, música, aulas de circo, teatro, sarau, exposições, shows, espetáculos e workshops. Também são oferecidas atividades de incentivo à leitura, com encontros com escritores, contos de histórias oficinas e exibição de filmes.
A segunda unidade da Fábrica de Cultura no ABC será implantada no prédio em que foi construído para ser o Museu do Trabalho e do Trabalhador, no município de São Bernardo do Campo. O novo espaço será mais uma opção de atividades artísticas gratuitas para crianças, jovens, adultos e idosos.
Em sete anos de funcionamento, as unidades já realizaram mais de 7,5 milhões de atendimentos de crianças, jovens e adultos. Em 2017, o público das atividades de difusão das Fábricas, que incluem eventos, espetáculos de teatro e dança e shows musicais, teve um aumento de 28,4% em relação ao ano anterior.
Essas ações culturais têm grande importância para formação de valores da comunidade, pois além de promover entretenimento, diversão, conhecimento, através da arte, cada atividade é um meio eficaz de fomento à educação e que terá papel fundamental para a evolução de cada indivíduo na sociedade.