Família com crianças pequenas precisa se preocupar com a educação na hora de escolher uma cidade para morar. Para isso é importante acompanhar as datas para inscrições, pré-matrícula e matrícula. Cada cidade pode atuar de forma diferente na hora de oferecer vagas às crianças, por isso, a família precisa conhecer as opções de creches públicas na região e conferir qual é o procedimento da instituição. Então, se você e sua família moram ou pretendem se mudar para a região, precisam conhecer as opções de creche municipal no ABC.
Além disso, ajuda já ter em mãos a documentação necessária para quando chegar o momento da matrícula. A maioria das creches públicas já fornece esse tipo de informação logo no início do ano e chegam a finalizar a matrícula antes mesmo do fim do segundo ou terceiro trimestre. Ou seja, é importante se informar e ficar de olho! Por isso, listamos algumas creches municipais no ABC. Continue a leitura e confira.
Foto: Freepik
Não é difícil apenas para as crianças, as mães e os pais também sofrem no primeiro dia de creche dos filhos. Principalmente quando se trata de bebês que ainda nem aprenderam a andar. E a separação pode, sim, ser traumática para os menores.
No entanto, essa é uma etapa importante para o desenvolvimento das crianças. Mesmo que não ocorra na fase de bebê, eventualmente a criança precisa ir para o maternal, pré-escola e, então, ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental. E para tornar a experiência o mais agradável possível, separamos algumas dicas para adaptar as crianças à creche.
Os primeiros 6 meses são fundamentais para o desenvolvimento de vínculos afetivos com o bebê, tanto entre mães e bebês, quanto entre pais e bebês. Por isso, a licença após o parto é tão importante, tanto para que a mãe possa se recuperar do parto, quanto para que a família crie laços, assim, é importante que os pais também tenham esse momento. Esse vínculo faz com que a criança perceba que o afastamento não significa abandono.
Sinal vermelho: quando o vínculo afetivo não está fortalecido, são notáveis sinais como apatia, desvio de olhar, recusa de se alimentar.
Além de olhar requisitos básicos como nível de higiene da creche e localidade, prestar atenção no tratamento que as cuidadoras têm com os bebês. Até um ano e meio, por exemplo, é necessário que haja até cinco crianças para um cuidador. O método de ensino também é importante, incluir musicalização e atividades que desenvolvam os aspectos sociais e emocionais das crianças.
Com seis meses já é possível incluir alimentos sólidos no cardápio do bebê. É importante que isso seja feito em casa também, não apenas na creche. Se o bebê for para a creche antes dos seis meses, a mudança alimentar precisa ocorrer simultaneamente em casa e na instituição. Caso contrário, a introdução de alimentos sólidos precisa já acontecer em casa, isso facilita a adaptação.
Algo muito prejudicial para a adaptação da criança é o estresse dos pais causado pela despedida. Por isso, é importante que mães e pais administrem bem suas emoções para não refletir negativamente na criança. Afinal, como os bebês podem se sentir confortáveis diante da insegurança e nervosismo dos pais? Por isso, é necessário manter a tranquilidade e transmitir segurança para o filho. E, claro, comemorar diante de uma boa adaptação!
Muitas creches oferecem o período de adaptação para as crianças pequenas, iniciando as atividades com um turno pequeno e, até mesmo, solicitando a presença de um dos pais para a criança se adaptar ao novo local, rotina e pessoas “estranhas”. Essa fase intermediária ajuda a criança a não se sentir abandonada.
Foto: Google Street View
Uma das creches municipais em São Caetano é a EMI Josefa da Cunha Leite. A Instituição fica no bairro Olímpico e conta com Educação Infantil, com turmas no período da manhã.
Telefone: (11) 4232-4996
Endereço: Rua Tomaso Tomé, 270 - Olímpico
EMI Josefa da Cunha Leite no Google Maps
Foto: Google Meu Negócio (foto do proprietário)
Famílias que moram ou pretendem se mudar para Santo André e têm crianças pequenas, já precisam se inteirar sobre as creches nos bairros da cidade. No bairro Jardim Marek está a Creche Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro, que conta com Educação Infantil a partir do berçário.
Telefone: (11) 3556-7842
Endereço: R. Eng. Alfred Heitzman Júnior, s/n - Jardim Marek
Creche Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro no Google Maps
Foto: Google Street View
No bairro Alvarenga há opções para as famílias que procuram creche municipal em São Bernardo. Uma delas é a EMEB Cícero Porfírio dos Santos, que conta com Educação Infantil, com creche e pré-escola. Você também pode conferir o blog da escola aqui.
Telefone: (11) 4358-1598
Endereço: R. Paraguaçú, 351 - Alvarenga
EMEB Cícero Porfírio dos Santos no Google Maps
Foto: Google Street View
No Parque São Vicente também há opções de creche municipal, entre elas, a EM José Rezende da Silva. A instituição conta com Educação Infantil e o primeiro ano do Ensino Médio, além de Atendimento Educacional Especializado.
Telefone: (11) 4555-8270
Endereço: R. Pedro de Tolêdo, 365 - Parque São Vicente
EM José Rezende da Silva no Google Maps
Fontes:
7 dicas para adaptar a criança à creche | Bebe.com.br