O mercado imobiliário no ABC não teve um primeiro trimestre muito bom em relação ao mercado imobiliário. De acordo com levantamento da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (Acigabc), no primeiro trimestre de 2014 a região teve um total de 312 unidades lançadas. Dessas, 222 foram apartamentos de dois dormitórios, ou um total de 71%.
Apesar disso, houve uma queda crescente no número de lançamentos de 2011 para cá. Em 2011, o total lançado no período, de acordo com a associação, foi de 1.589 unidades; em 2012, 1.023; em 2013, 944. Vinha se mantendo a queda média, mas 2014 teve um número mais baixo. Um total negativo de 66,9% em relação ao ano anterior. Segundo especialistas do setor, isso se deve a uma retração de toda a economia, mas que pode ser compensado durante o ano todo.
Conforme o estudo,
Santo André e
São Caetano concentraram todos os lançamentos. Foram 240 em Santo André e 72, em São Caetano. Quanto ao estoque de vendas, a região conseguiu escoar 1.354 unidades do estoque, que girava em 3.160 apartamentos. Mas isso representou uma queda de quase 26% em relação a igual período de 2013.
Resumo do texto:
O mercado imobiliário no ABC teve um primeiro trimestre com números negativos, de acordo com a Acigabc. Houve uma queda significativa no número de lançamentos em 2014 em comparação com anos anteriores. Especialistas atribuem essa redução à retração econômica, porém a situação pode ser revertida ao longo do ano. Santo André e São Caetano concentraram a maioria dos lançamentos. O estoque de vendas também diminuiu em relação ao ano anterior, o que impacta o mercado local.
< Post Anterior
Mercado imobiliário: Especialistas acreditam que hoje já se vende por 2015
Próximo Post >
Mercado imobiliário: Even, Tecnisa e Lopes são destaque no Top Imobiliário Estadão