Notícias do seu Bairro
Atualizado em: 26.dez.2024
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

A construção do BRT no Grande ABC: valorização imobiliária e impacto na mobilidade

Entenda a influencia do BRT-ABC na valorização imobiliaria

Imagem A construção do BRT no Grande ABC: valorização imobiliária e impacto na mobilidade
Logo Copiar Blog Notícia

Você já ficou sabendo do BRT-ABC? A locomoção é sempre um tópico importante, sendo necessário que novas soluções surjam conforme o crescimento populacional. Além de impactar positivamente a mobilidade dos moradores, o BRT também traz valorização imobiliária, merecendo atenção de quem quer investir ou morar na região.

Reduzir o tempo de transporte, além de uma obra rápida, são as prioridades atuais. E o BRT-ABC chega para atender a esses requisitos! Com quatro frentes de obras ativas, a expectativa é que sejam finalizadas até o fim de 2025 e o BRT-ABC comece a funcionar entre janeiro e fevereiro de 2026. 

Quer saber mais sobre o BRT-ABC? Continue a leitura e confira!

 

O que é o BRT e por que ele é importante para o Grande ABC?

O BRT, sigla para “Bus Rapid Transit”, é um sistema moderno de transporte público projetado para oferecer deslocamento rápido, eficiente e sustentável.

Na prática, a tecnologia entrega ônibus elétricos de trânsito rápido que circulam em faixas exclusivas, garantindo velocidade e conforto para os passageiros. O projeto atende a uma antiga demanda dos moradores do Grande ABCDMR por um sistema de transporte que integre a região ao sistema metroviário da capital paulista. Um transporte rápido que é sinônimo de qualidade de vida e conectividade.

Com uma extensão de 17,3 km entre o centro de São Bernardo do Campo e o Terminal Sacomã, em São Paulo, o BRT contará com 16 estações e 3 teminais. O sistema será operado por 92 ônibus elétricos articulados, que farão as viagens em três modalidades, permitindo que os usuários escolham a opção mais adequada às suas necessidades. São elas:

  • Expresso (40 minutos);

  • Semiexpresso (43 minutos);

  • Parador (52 minutos).

Além de ser rápido e econômico na construção, o BRT possui baixo impacto arquitetônico e ambiental, já que utiliza veículos elétricos (e-Trol), não poluentes, com recarga feita por rede aérea.

E-Trol é um ônibus elétrico da fabricante brasileira Eletra, que tem características de trólebus. O e-Trol pode circular conectado à fiação aérea ou usando a energia das baterias, que são recarregadas durante a operação.

As estações serão modernas, equipadas com plataformas elevadas, ar-condicionado, wi-fi e informações em tempo real sobre as linhas, facilitando o dia a dia dos passageiros.

 

Como o projeto vai agilizar a mobilidade dos moradores e a conexão com outras regiões?

Para os moradores da região, a redução no tempo de viagem será um dos principais benefícios. Graças à faixa exclusiva, sem interferência de outros veículos, aos embarques rápidos e ao sistema de pagamento antecipado, o BRT permitirá um transporte público mais ágil.

Além disso, a capacidade de integração com outros modais de transporte possibilitará deslocamentos mais práticos para o trabalho, estudos e lazer.

Outro ponto relevante é a sustentabilidade. Com ônibus elétricos em operação, haverá uma redução significativa na emissão de poluentes, contribuindo para a qualidade do ar e o bem-estar da população local.

Percurso

No Terminal Tamanduateí, os passageiros têm a opção de seguir viagem até a Estação Sacomã do metrô, que dá acesso ao centro de São Paulo por meio do Expresso Tiradentes. O BRT-ABC vai conectar São Bernardo, Santo André e São Caetano ao metrô, em São Paulo.  Além disso, ligará o terminal de São Bernardo, ao lado do Paço, às linhas 2 verde do metrô e 10 Turquesa da CPTM, na estação Tamanduateí.

 

Expectativa de valorização imobiliária devido ao BRT

A chegada do BRT-ABC deve impulsionar a valorização imobiliária nas áreas próximas às estações e terminais do sistema. Projetos de transporte público modernos e eficientes, como o BRT, costumam atrair novos investimentos e aquecer o mercado imobiliário, beneficiando proprietários e investidores. Afinal, mobilidade com boas opções de transporte, é um fator importante para quem procura um imóvel para comprar ou alugar.

A proximidade de estações de transporte é um diferencial importante na hora de comprar ou alugar imóveis. A mobilidade acessível torna essas regiões mais atraentes compradores de diversos perfis: famílias, casais e solteiros, que precisam de um deslocamento rápido. 

Além disso, o comércio e os serviços locais tendem a crescer, criando um cenário favorável para quem deseja investir em imóveis comerciais ou residenciais.

A valorização imobiliária acontece, principalmente, nos municípios do Grande ABC, como São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, e em áreas próximas ao Terminal Sacomã, onde haverá a integração do BRT com outros modais de transporte.

A valorização das áreas próximas ao trajeto do BRT pode representar uma excelente oportunidade para investidores e moradores.

 

Cronograma das obras e expectativas de lançamento

As obras do BRT-ABC começaram em fevereiro de 2022, no Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo. A seguir, em outubro do mesmo ano, a Licença de Instalação foi emitida, permitindo o avanço dos trabalhos:

  • Fase 1: raticamente concluída, inclui a modernização da parada em frente ao Shopping Metrópole e obras nas Avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes, até a Avenida Winston Churchill, na divisa com São Caetano. Esse trecho de 2,5 km já conta com pavimentação e concretagem.

  • Fase 2: em andamento, inclui aproximadamente 15 km de pista entre São Bernardo do Campo e o Terminal Sacomã, com a construção de:

    • 13 paradas;

    • 3 viadutos;

    • 4 pontes;

    • 5 passarelas.

O cronograma prevê a conclusão das obras até o final de 2025, com a operação completa do sistema iniciando entre janeiro e fevereiro de 2026.

Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, o projeto tem grande potencial para valorizar imóveis próximos às estações, beneficiando tanto o mercado imobiliário quanto a economia local.

Para quem deseja investir, morar ou atuar na região, o momento é de atenção às oportunidades trazidas por essa importante obra de infraestrutura.


---

Referências:

Fonte:
ABC Imóvel
O Portal de Imóvel do Grande ABC de São Paulo
www.abcimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Qual a melhor garantia: Fiador, caução ou seguro fiança na locação imobiliária?
Próximo Post >
Vínculo empregatício: corretores são CLT, autônomos ou liberais?